sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Novo Zodíaco

Sempre gostei do meu signo, Sagitário. Não ligo para o horóscopo diário, mas acho interessantes as caraterísticas gerais. Sagitário é um signo de fogo, qualquer lugar que eu consulte encontro coisas tais como:
"Para Sagitário o que importa é atingir uma meta. Assim como seu animal mitológico, o centauro, meio cavalo, meio homem, ele apresenta uma energia vigorosa e fogosa na busca do metafísico.
Expansivo, fazem o tipo jovial, amantes da vida. Gostam de se mostrar confiantes e amam a vida ao ar livre, os amplos espaços e, principalmente a sensação da liberdade."
Acho isso bom, estou acostumado a ler coisas boas do meu signo, não sei se de tanto ler sempre as mesmas caraterísticas eu acho que sou assim, amante da liberdade, vigoroso, jovial, confiante, otimista, tudo isso e muito mais rsrs
Recentemente, li que o astrónomo Parke Kunkle do Minnesota Planetarium Society, declarou que não são 12 signos, que são 13, o "novo" é Ophiuchus, também chamado de "Serpentário". 
Agora resulta que não sou mais Sagitário, meu dia de nascimento é o último desse tal de Ophiuchus.
Fiquei desconsertado ao saber isso, porque sempre achei que a astrologia estava baseada na astronomia. 
Sempre soube da diferença entre astrologia e astronomia. Sei perfeitamente distinguir uma coisa da outra, a astronomia é um estudo cientifico e muito aprofundado de tudo que tem no céu. A astrologia é a responsável pelo horóscopo, pelo Mapa Astral e, entre outras coisas, por me dizer qual é meu ascendente. Sei tudo sobre meu ascendente, o mapa do céu da minha data de nascimento é empolgante, uma grande amiga minha fez para mim (Amarylles de BH, psicóloga holística que perdi de vista), com todas as posições das casas e tudo mais.
Vejo que os astrónomos não querem discutir com os astrólogos, que por sua vez estão dizendo que astrologia não tem nada a ver com as modificações nas constelações. Como não tem nada a ver ?

Fui fazer uma pesquisa para tentar entender, afinal de contas, uma mudança dessas pode significar ter que avaliar a maneira como me disseram que eu era rsrsrs   Evidentemente, sou como sou, independente do signo que seja, mas quero saber que etiqueta é essa que estão querendo colocar na minha data de nascimento.
O que descobri foi o seguinte...

Os signos são figurinhas feitas juntando estrelas, o conjunto dessas estrelas com a figurinha inventada é uma Constelação. O homem e a mulher sempre olharam para o céu estrelado, que é lindo diga se de passagem, pois bem, as figurinhas ou constelações variam um pouco dependendo das civilizações. Assim tem um conjunto de estrelas onde um povo vê uma panela, outro povo vê uma arado, outro olha e vê um urso e outro olha a mesma coisa e vê uma carruagem, sério !

 

Contudo alguns nomes prevaleceram, no caso acima é a Ursa Maior, eu não sei porquê, para mim parece mais uma panela, aliás o povo que enxergava uma panela ( La Casserole) eram os franceses, faz sentido, já os ingleses enxergavam um arado para trabalhar a terra, rsrs. A finalidade continua válida, servir de orientação e referencias para a identificação das estrelas.
Hoje os astrónomos concordam em reconhecer 88 constelações, mas na antiguidade eram apenas 48, de acordo com o trabalho de Claudio Ptolomeu (127-145 d.C.) na obra Almagesto. Ele não foi o primeiro a catalogar as constelações, as civilizações mais antigas (Babilónios)e outros da Mesopotâmia,  4.000 anos atrás,  já tinham suas figurinhas e davam nomes às constelações influenciados pela mitologia e tradições. Nesse trabalho de Ptolomeu constam as seguintes constelações (veja se esta a sua):
Andrômeda AquárioÁguiaAltarNavioCarneiro
CocheiroBoieiroCaranguejoCão MaiorCão MenorCapricórnio
CassiopéiaCentauroCefeuBaleiaCoroa AustralCoroa Boreal
CorvoTaçaCisneDelfinDragãoCavalo Menor
ErídanoGêmeosHérculesHidra FêmeaLeãoLebre
BalançaLoboLiraOfiúcoÓrionPégasus
PerseuPeixesPeixe AustralFlechaSagitárioEscorpião
SerpenteTouroTriânguloUrsa MaiorUrsa MenorVirgem


Eu procurei ai e encontrei Sagitário, mas também esta o tal de Ofiúco, ou seja que ela já existia desde a antiguidade !
A quantidade de 88 constelações  foi uma decisão da assembleia geral da UAI (União Astronómica Internacional ), realizada em Cambridge-RU, em 1925.
Mas porque se tem 88, no Zodíaco somente referem-se a 12 ? Isso tem a ver com o movimento aparente do sol  e a posição da terra. As figurinhas das constelações são projetadas num tipo de plano, cortado pela eclíptica, que é a linha  que representa o caminho percorrido pelo Sol durante o ano, visto da terra; ao fazer isso ficam fora a maioria das constelações, apenas 13 continuam. Veja abaixo um exemplo mostrando a posição no dia 30 de nov.(2008)







A eclíptica é como se fosse uma linha traçada pela trajetoria do sol num biombo transparente ao redor da terra, como humanos enxergamos tudo desde nosso ponto de vista, então, quando a terra faz o movimento de translação ao redor do sol ficam umas constelações "no fundo", que vão mudando dependendo da época do ano. Dizemos que o sol "esta" naquela constelação.






Qual é a novidade que tumultuou tudo ?
Foi o astrónomo Parke Kunkle que decidiu abrir o jogo sobre a quantidade de constelações zodiacais. Estava tudo tão legal ! Eu era Sagitário e estava feliz com meu signo, agora sou de um que nunca ouvi falar... claro que não sou o único que é afetado, querem ver como ficam as novas datas no Zodíaco de acordo com Kunkle?


Capricórnio: 20/01 a 16/02
Aquário:       16/02 a 11/03
Peixes:         11/03 a 18/04
Áries:           18/04 a 13/05
Touro:          13/05 a 21/06
Gêmeos:       21/06 a 20/07
Leão:            10/08 a 16/09
Virgem:        16/09 a 30/10
Libra:           30/10 a 23/11
Escorpião:    23/11 a 29/11
Ophiuchus :  29/11 a 17/12
Sagitário:     18/12 a 20/01





Agora você entendeu ? Pior, isso esta sendo dito por um astrónomo que sabe o que esta dizendo. Pior ainda, tudo que vi me leva a crer que esta certo ! O Rei esta nu !
Não gosto quando sou obrigado a deixar algo onde estava confortavelmente instalado, estou detestando a ideia de deixar de ser Sagitário, mas devo admitir que os argumentos são arrasadores.
Quais são ? Em poucas palavras, a astrologia trabalha, atualmente, com um céu que existia no século onze, perto do ano 1000 da era cristã e que deixaram congelado, ou sei lá, será que nós não estamos no século onze? O que a astrologia diz que esta acontecendo é simplesmente falso, ou melhor, é a verdade para quem vive no século onze. O problema é que estamos no século 21, salvo engano, e quando o sol entra na constelação de cada signo é no primeiro dia, que esta bem diferente ao que a astrologia considera, veja:



 As Diferenças Irreconciliaveis
Para os astrónomos o Zodíaco é um círculo ou faixa de 17 graus no céu, que abrange toda a esfera celeste e que tem no centro a linha da eclíptica, tem 13 regiões ou constelações, incluindo Ofiúco.É considerada zodiacal a constelação atravessada pela eclíptica, linha do caminhamento aparente do sol ,ao longo do ano. A passagem do sol por uma determinada constelação é um fato que pode ser observado e tem programas de computador que calculam tudo. Acontece que depois de passar por Escorpião, o sol cruza Ofiúco de 30 de Novembro a 17 de Dezembro, antes de entrar em Sagitário. Porém, esta passagem do sol por Ofiúco não é considerada pela astrologia.

Na astrologia a divisão do Zodíaco em doze signos de trinta graus cada um é puramente arbitrária e segue apenas a tradição. Não tem respaldo real, não encontra apoio na astronomia. As afirmações astrológicas que o sol entrou em qualquer um dos signos, nas datas previstas do inicio de cada signo, são falsas, o sol não esta naquela constelação.

Outras Consequências
Repare na duração do signo de Escorpião, apenas 7 dias, esse é o tempo que o sol demora na constelação de Escorpião, depois vai  para a seguinte, enquanto isso a passagem pela constelação de Virgem vai demorar 45 dias aproximadamente. Escorpião agora é um item raro ! rsrs

Ao que tudo indica, o caminhamento aparente do sol na eclíptica não é idêntico ano após ano, ele sofre uma pequena variação, que tem explicação no movimento de translação da terra e na inclinação do eixo da terra, formando a precessão dos equinócios, de maneira que as constelações que estão no dia do equinócio da primavera mudam, a cada 2150 anos em média, essa posição do sol vai ter como fundo outra constelação, formando assim as chamadas eras astrológicas. Lembram da famosíssima "Era de Aquário" cantada pelos astrólogos ? Seria quando a constelação desse nome iniciaria, pois é, de acordo com os astrónomos podemos esperar sentados...aliás, todos vamos estar deitados quando ela chegar rsrsr.
Sabe sobre o signo ascendente ? que seria a constelação que estava na hora que você nasceu, pois é, também não bate nada.



 A Defesa da Astrologia
Esteja preparado para ouvir uma enrolação misturando até os ARCANOS DA CORTE DO TAROT passando por Jung e os arquétipos, mas o argumento básico você não vai acreditar : Astrologia não tem  nada a ver com  Constelações. Eu li isso, e mais: "As estrelas e planetas não influenciam nada, são energias cósmicas que apenas usam como referencia os signos tradicionais". Pode ? Não sei de onde tiramos essa ideia, até agora, que astrologia tinha relação com planetas e constelações ! Ora, todos os signos zodiacais são constelações! Foi exatamente pelo fato que eram constelações observáveis no céu que começou a astrologia. Cadê aquela estória de conjunção e oposição, acabei de ler na literatura astrológica que são influenciadas pelos signos onde ocorrem . Os signos do Zodíaco não são constelações ? 


Sabem de uma coisa ? Na minha opinião pessoal, estou desconfiado que são charlatães, inventaram tanta coisa que é agradável de ser ouvida, mas, são vendedores de sonhos. Eu não vou comprar. 

Foi bom enquanto durou, agora, cheguei ao dia impensado em que solenemente declaro:eu não sou mais Sagitariano, nem serei de Ofiuco, nada disso me define, nada disso determina meu dia, nem nada disso influencia meu futuro.Sou imprevisível,não-pronosticável por mapas de planetas e constelações, astros não traçam meu comportamento, Sou eu!  Uma Chama , um ponto que brilha neste aqui e agora, transitório, fugaz, traçando minha eclíptica ao infinito projetada na consciência do Criador.

Não confundam isso com o horóscopo Chinês, nada a ver, sou Cavalo de Madeira, um signo bem legal !






Por outro lado, o céu estrelado continua belo, calmo e sereno, infinitamente longe das nossas vãs discussões.
Finalizo com imagens de uma constelação que acho linda: Orion, o caçador, contendo as Três Marias. Conhece as Três Marias ? Ficam no Cinturão de Orion. Em Orion ficam também duas das estrelas mais brilhantes da noite: Rigel e Betelgeuse, esta última é avermelhada e fica no ombro do caçador, já Rigel fica próxima da base.







































Para mais informações recomendo os seguintes sites que foram fontes (em português)
http://www.zenite.nu/ 
http://www.ghiorzi.org/signozod.htm

Nenhum comentário: