domingo, 27 de maio de 2012

A Conta Gotas

Conta-Gotas é uma daquelas coisas simples, que temos a disposição, que usamos sem pensar, mas ai de nós se não as tivéssemos quando mais precisamos delas.
Imagine só como seria colocar uma gotinha de colírio no seu olho usando uma colher de chá. Não ia ser dito:"pingar uma gota", talvez ia ser "uma colherinha" de colírio. E se uma colher de chá fosse muito ?
Tem substâncias que possuem um efeito muito poderoso em nosso organismo, temos que dosar elas em quantidades mínimas.

O conta-gotas é chamado em inglês de "droppers" e também de"Pasteur pipette", esse último nome dá uma pista de quem inventou ou fez mais conhecido o aparelinho. Pois é, Louis Pasteur usou muito vários tipos de conta gotas de vidro nas suas pesquisas e o aparelinho ganhou seu nome.

Fora dos laboratórios de química e biologia, a grande utilidade dos conta-gotas é colocar a dosagem certa de algum remédio líquido.
Afinal, tudo pode ser veneno, depende da dosagem.
"A dose certa diferencia o veneno do remédio" (Von der Besucht, Paracelsus, 1567)

O Conta-Gotas também pode servir para administrar a dosagem certa para seres muito sensíveis, veja uma imagem como exemplo:


A imagem de uma gotinha pingando e sendo controlada uma a uma, leva a refletir e podemos ir longe nas associações com essa imagem.


A socióloga Sherry Turkle (é link) estuda as interações humanas enquanto ocorrem com o uso da tecnologia de informática e também estuda o impacto das experiências virtuais nas relações humanas.
No artigo "Amizade a Conta-Gotas" refere-se aos "torpedos"(textos via cell), e-mail, FaceBook e Twitter, como gotas e diz que somos tentados a pensar que nossas pequenas “gotas” de conexão online equivalem a um grande gole de conversa. Mas, de acordo com ela, isso não é verdade.
Nesse artigo Turkle considera que "conectar-se em pequenas gotas funciona quando precisamos de informações específicas, ou para dizer “Estou pensando em você”. Ou até para dizer “Eu te amo”. Mas conectar-se em pequenas gotas não dá tão certo quando queremos conhecer e compreender um ao outro. Nas conversas, damos atenção ao próximo. Podemos reparar no tom de voz, nas nuances. Somos levados a ver as coisas do ponto de vista de uma outra pessoa".


Penso também em como funciona o conta-gotas. Já parou para pensar ? É assim:
Mergulha no líquido, pressiona a borrachinha para expulsar o ar e criar vácuo, depois solta a borrachinha e o líquido preenche o tubinho. Poderíamos dizer: Uma Pressão cria o vazio, deve relaxar para ser preenchido.
Depois, para soltar gota a gota, deve manter uma pressão e não apertar muito, sabe que se pressionar muito vai funcionar ao contrário e expulsa tudo que tiver no tubinho. Poderíamos dizer: Não pressionar muito, apenas bem leve, formando a gota uma a uma.

O que esta sendo dado gota-a-gota pode servir de alimento. Também pode ser veneno. Pode ser remédio que cura. Depende da dose.


Humm...
Essa coisa me lembra algo, deixa juntar:

Algo precioso,
poderoso, vital, necessário,
de grande efeito em mim,
o recebo a conta-gotas.

Uma gotinha,
procuro insistente e tenaz,
como se fosse sede, 
deveria ir cuidadoso e arredio,
no remédio controlado,
com impacto profundo.

Administra devagar, 
pressão de leve,
devagar,
olha se formar e pingar, 
conta cada gota,
conta, conta, é uma história,
se preferir, a conta-gotas.




Nenhum comentário: